notícias
Econometria Espacial: Teoria e Aplicações com R, GeoDa e GWR 4

O Instituto de Economia da UNICAMP está organizando entre os dias 16/07 a 20/07/2018 o curso Econometria Espacial: Teoria e Aplicações com R, GeoDa e GWR 4, a ser ministrado pelos professores Dr. Eduardo Almeida (UFJF) e Raphael Saldanha (FioCruz). Seguem abaixo algumas informações sobre o curso:

Carga horária total: 40 horas

Local da execução: Laboratório de informática

Previsão do número de participantes: 22 (mínimo) – 45 (máximo)

Público alvo: O curso está direcionado para professores e alunos de pós-graduação de todas as áreas que tenham conhecimento de econometria.

EMENTA/CONTEÚDO

(I) INTRODUÇÃO – Econometria Espacial x Econometria Convencional: Efeitos Espaciais, Heterogeneidade Espacial e Autocorrelação Espacial; Influência dos Efeitos Espaciais nas Hipóteses do Modelo Clássico de Regressão Linear; Natureza dos Dados Espaciais; Processos Espaciais; Fonte de Dados Espaciais; Dificuldades de Identificação dos Efeitos; Problemas Especiais com Dados Espaciais; Aplicações: Introdução ao R, Introdução ao GeoDa. (II) ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS – Matrizes de Ponderação Espacial (W), Tipologia de Matrizes W: Matrizes Geográficas, Matrizes Socioeconômicas; Operador de Defasagem Espacial; Propriedades das Matrizes W; Procedimento de Escolha de Matrizes; Estatísticas de Autocorrelação Espacial Global: I de Moran, c de Geary, G de Getis-Ord; Estatísticas de Autocorrelação Espacial Local: Estatística G de Gettis-Ord, I de Moran Local; Diagrama de Dispersão de Moran; Mapas LISA; Mapa de Clusters Univariado e Bivariado; Box Map; Identificação de Regimes Espaciais: Outliers Globais e Espaciais, Heterogeneidade Espacia; Aplicações: AEDE com GeoDa e AEDE com R. (III) MODELANDO A DEPENDÊNCIA ESPACIAL – Modelos de Dependência Espacial de Alcance Global: Modelo SAR, Modelo SEM, Modelo SAC; Modelos de Dependência Espacial de Alcance Local: Modelo SMA, Modelo SLX; Modelos de Dependência Espacial de Alcance Global e Local: Modelo SDM, Modelo SDEM; Estimando Modelos com Dependência Espacial; Especificando e Testando a Dependência Espacial; Aplicações: Modelos Espaciais no R. (IV) REGRESSÃO PONDERADA GEOGRAFICAMENTE – Modelo RPG; Modelo RPG Misto; Modelo RPG com Dependência Espacial; Modelo RPG Linear Generalizado; Teste de Significância do Modelo; Problemas com o RPG; Aplicações: RPG usando o software GWR 4 e RPG usando o R. (V) MODELOS PARA PAINEL DE DADOS E DE VARIÁVEL LIMITADA COM DEPENDÊNCIA ESPACIAL – Modelo de Efeitos Fixos com Dependência Espacial; Modelo de Efeitos Aleatórios com Dependência Espacial; Estimação de Modelos de Painel Espacial; Probit Espacial; Tobit Espacial; Aplicações: Modelos Probit e Tobit no R e Modelos de Painel Espacial no R.

Para maiores informações, entrar em contato com o coordenador Dr. Marcelo Justus - E-mail: mjustus@g.unicamp.br; Tel: (19) 98197 9019.

parcerias

CEDEPLAR/UFMG

Federação das Indústria do Estado de Sergipe – FIES

Observatório de Sergipe

PPGE/UFBA

University of Illinois at Urbana-Champaign

Universidade de Oviedo
Desenvolvimento de
Sites / Sistemas para Web / Marcas