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Tecnologias sociais como ferramenta de transformação social na educação

Esta pesquisa, realizada em Santa Luzia do Itanhy, buscou investigar como as Tecnologias Sociais (TS) implementadas em uma instituição de ensino podem contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Utilizou-se o Instrumento de Análise Sócioemocional (SENNA) para coletar os dados. Os resultados indicam que as intervenções de CLOC e Arte Naturalista impactaram de maneira distinta as características psicossociais dos alunos. O grupo tratado com CLOC apresentou maior comprometimento e esforço nas atividades escolares, com tendência positiva em conscienciosidade e extroversão, enquanto o grupo Arte Naturalista obteve resultados mais voláteis, mas teve um impacto positivo mais expressivo na amabilidade e na internalização das emoções. Ambos os grupos mostraram desafios semelhantes na estabilidade emocional, com dificuldades no controle de estresse e preocupações, mas o grupo Arte Naturalista teve um desempenho ligeiramente melhor. Quanto ao lócus de controle externo, ambos os grupos rejeitaram parcialmente a influência de fatores externos nas suas emoções, sendo que o grupo Arte Naturalista demonstrou maior tendência à internalização. Por fim, não houve grandes mudanças na abertura a novas experiências, com todos os grupos demonstrando forte interesse por novidades. Esses resultados sugerem que, embora as intervenções tenham gerado efeitos positivos, aspectos como estabilidade emocional e autocontrole podem ser mais bem trabalhados com estratégias complementares.
 

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